Poeta Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 á 30 de Novembro de 1935).Foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões.Por ter crescido na África do Sul, ( ler a biografia completa).
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
“O Homem é do tamanho do seu sonho.”
“Tuda vale a pena quando a alma não é pequena “
“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo. “
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
“Eu amo tudo o que foi Tudo o que já não é A dor que já não me dói A antiga e errônea fé O ontem que a dor deixou O que deixou alegria Só porque foi, e voou E hoje é já outro dia. “
“Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo...”
“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é. “
“Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflecte o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste. “
“Para realizar um sonho é preciso esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por isso realizar é não realizar.. “
“E que a força do medo que tenho, não me impeça de ver o que anseio. “
“E que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.”
“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. “
“Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta. “
“O verdadeiro cadáver não é o corpo (...), mas aquilo que deixou de viver(...)"
“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta. “
“Haja ou não deuses, deles somos servos. “
“Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura. “
“O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto. “
“Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. “
“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo? “
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. “
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. “
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens. “
“Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”
“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.”
“A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar. “
“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. “
“Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe porque ama, nem o que é amar Amar é a eterna inocência, E a única inocência, não pensar... “
“Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer. “
“Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias. “
“Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso.”
“Para viajar basta existir.”
“Amar é cansar-se de estar só: é uma covardia portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos). “
“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”
“Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer. “
“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto. “
“Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar. “
“Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem limites, não podemos crescer emocionalmente. Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um. “
“Porque é que para ser feliz é preciso não saber? “
“O povo nunca é humanitário. O que há de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses, e a exclusão cuidadosa, praticada sempre que possível, dos interesses alheios. “
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo. “
“Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência. “
“Tudo que existe existe talvez porque outra coisa existe. Nada é, tudo coexiste: talvez assim seja certo.. “
“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão... “
“O amor é um sonho que chega para o pouco ser que se é.”
“Põe tudo o que és na mais pequena coisa que faças.”
“TUDO QUE CHEGA, CHEGA SEMPRE POR UMA RAZÃO.”
“Não é por nada que olho: é que eu gosto de ver as pessoas sendo. “
“O campo é onde não estamos. Ali, só ali, há sombras verdadeiras e verdadeiro arvoredo.”
Profª Jaqueline Pizzetti