As sequências didáticas são uma maneira de encadear e articular as diferentes atividades
pensando no diagnótico e ou dificuldade, é uma estratégia diferenciada para tornar as aulas mais dinâmicas. Assim, poderemos analisar as diferentes formas de intervenção segundo as atividades que se realizam, e, principalmente, pelo sentido que adquirem quanto a uma sequência orientada para a realização de determinados objetivos e metas a se alcançar. Através de livros paradidáticos, jogos, músicas entre outras o professor torna atrativo o cotidiano escolar. Para se elaborar uma sequência didática, é necessário:
• Determinar os conhecimentos prévios do aluno em relação aos
novos conteúdos de aprendizagem.
• Adequar esses conteúdos ao nível de desenvolvimento do aluno.
• Provocar um conflito cognitivo e promover a atividade mental
do aluno, necessários para que estabeleça relações entre os novos
conteúdos e os conhecimentos prévios.
• Promover uma atitude favorável que seja motivadora em relação
à aprendizagem dos conteúdos.
• Ajudar o aluno a adquirir habilidade relacionada com o aprender
a aprender, que lhe permita ter autonomia cada vez maior
em sua aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário