quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sequencia Didática : A raposa e o corvo!

A raposa e o corvo     Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo. A raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com essa ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:    _ Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza? Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros. Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro "Coró!". O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:   _ Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência! Fábulas de Esopo. Estudo do texto 1) Quais são os personagens da fábula? 2) Onde estava o corvo quando foi visto pela raposa? 3) Copie a frase e complete com uma das opções: A raposa, ao elogias o corvo teve a intenção de ____________ e apanhar o queijo. a) irritá-lo          b) enganá-lo        c) magoá-lo 4) O corvo acreditou nos elogios da raposa? Por quê? 5) Escreva o nome dos personagens e copie a característica que lhe cabem: a) Raposa: b) Corvo: esperto vaidoso guloso mentiroso 6) Escreva sobre a moral dessa história: “Cuidado com quem muito elogia.” Gif A raposa e o corvo (Lacunado)
   Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo. A raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com essa ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
     - Que pássaro magnífico avisto _______________ árvore! Que beleza estonteante! _________ cores maravilhosas! Será que _________ tem uma voz suave ____________ combinar com tanta beleza? ______ tiver, não há dúvida ______ que deve ser proclamado _________ dos pássaros.
     Ouvindo aquilo ___ corvo ficou que era ____________ vaidade. Para mostrar à __________________ que sabia cantar, abriu ___ bico e soltou um __________________ "Coró!". O queijo veio __________________, claro, e a raposa ___________________________ ligeiro aquela delícia, dizendo:
    - ____________, meu senhor, estou vendo ________ voz o senhor tem. ____ que não tem é _________________________________! Fábulas de Esopo. Banco de palavras: nessa - raposa - inteligência - para - abaixo - ele - que - o - abocanhou - de - se - rei - pura - o - sonoro - que -olhe – o Gif    Você ainda pode fatiar o texto eles adoram ordenar as sequencias! Produzir um texto onde o  corvo não acredita nos elogios da raposa! Os alunos ainda podem reescrever em duplas como seria nos dias de hoje e ilustrar! Em nossos dias seria assim… Imagem de : http://eremptm.com Gif Trabalhar com os adjetivos:


Gif
E ainda reescrever a fábula completando a sequencia de modo pessoal:
A raposa e o corvo     Um dia um corvo____________________________________________________________. Vendo o corvo com o queijo. A raposa ______________________________________. Com essa ideia na cabeça, _____________________________________________:    _ Que pássaro _______________________________________! ____________________________________________________ Que cores maravilhosas! __________________________________________________________________________________________________________________________________________.    Ouvindo _________________________________. Para mostrar à raposa que sabia cantar, ___________________________________. O queijo ______________________________________________: _Olhe,_________________________________________________________________________________________________________
    Para divertir-se ainda mais podem fazer uma dinâmica dos adjetivos onde cada aluno tem que escrever seu nome no papel sulfite, dobrá-lo e ir passando escrevendo sempre uma qualidade, característica para outro colega, ao final colam no caderno.
Profª Jaqueline Pizzetti
Gif









































Nenhum comentário:

Postar um comentário