Estas são histórias interessantes que trabalham com temas atuais e refrentes a valores e torna a aprendizagem do tema bem mais importante e prazerosa. Caso queira adquirir os livros é só procurar uma loja DPaschoal e verificar a disponibilidade e ou fazer o pedido pelo site citado ao final da postagem. Esse livros fazem parte da coleção Valores para mudar o mundo, aproveitem a dica e bom trabalho!
Livro Paradidático: Chapeuzinho de Palha e o Primeiro livro
Indicação : 1º ano
Sequência Didática: Língua Portuguesa , Matemática e Natureza e Sociedade
Objetivo:
Usar a linguagem para expressar-se; reconhecer e classificar, pela estrutura, diversos suportes da escrita; introduzir a noção de medida de volume.
Atividades:
-
Leitura e interpretação do livro;
-
Trazer de casa receitas feitas pela mãe;
-
Ler as receitas, comparar quantidades de ingredientes;
-
Escrita de uma receita;
-
Dobradura da cenoura para capa do caderno;
-
Montagem de um caderno de receitas da sala.
Produto Final:
Caderno de receitas da turma.
Livro Paradidático: O livro que não tinha fim
Procedimento:
-
Leitura do livro com a família (em casa).
-
Socialização da leitura em roda de conversa na sala de aula para retorno da leitura com os pais: Gostaram do livro? Do que mais gostaram? Por quê?; Por quê o livro tem esse título?; O livro traz um assunto muito importante, que assunto é esse?; O que a família achou do livro e do assunto tratado nele?;
-
Leitura do livro pelo professor na roda.
-
Exploração da história e levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto: O que vocês sabem sore o aquecimento global? E efeito estufa?; Como podemos participar e ajudar o meio ambiente?; Vocês praticam algumas das ações descritas no livro?;
-
Pesquisa em casa, com a família, sobre o tema aquecimento global.
-
Pesquisa na sala de informática sobre o tema aquecimento global.
-
Socialização da pesquisa ( leitura, conversa, esclarecimento de dúvidas, etc).
-
Confecção e cartazes em grupo com subtítulos para cada grupo: O que é aquecimento global?; Consequências do aquecimento global; algumas soluções para diminuir o aquecimento global; atitudes simples que você pode ter para ajudar o nosso planeta.
-
Apresentação dos grupos para toda a sala.
-
Exposição dos trabalhos na escola.
Livro Paradidático: Chapeuzinho de Palha e o Primeiro livro
Indicação : 1º ano
Sequência Didática: Língua Portuguesa , Matemática e Natureza e Sociedade
Objetivo:
Usar a linguagem oral para expressar-se e conversar;adequar a linguagem com as situações formais da escola; propiciar o contato com diferentes gêneros literários e suportes de textos escritos; vivenciar as formas de aquisição e acesso aos textos; reconhecer e classificar, pela estrutura, diversos suportes da escrita; introduzir a noção de medida de volume; reconhecer-se como agente transformador na sociedade.
Desenvolvimento:
Primeiramente foi lido o livro conversado com os alunos como é a sensação de se ter o primeiro livro. Como se trata do primeiro livro as salas do 1º ano resolveram fazer um livro de receitas, uma vez que o livro também trouxe receitas.
Posteriormente as crianças pesquisaram em casa com os pais receitas fáceis que precisariam ir ao fogo ou ao forno, pois como produto final fariam a receita escolhida).
Foi colocada Cada receita trazida pelas crianças na lousa na qual eles copiaram e desenharam sobre elas montando assim o livrinho de cada um, degustando as receitas escolhidas.
Produto final:
Livro de receitas feito pela turma.
Reportagem publicada pelo Jornal
A TRIBUNA da cidade de Amparo.
Projeto Dpaschoal: Semeando Cidadania na Escola / 2009
Após recebermos a doação dos livros paradidáticos da “Fundação Educar Dpaschoal”, foi proposto aos professores um trabalho sobre valores utilizando o material recebido. O enfoque foram as atitudes de valorização do patrimônio público, respeito, tolerância, cooperação, amizade, entre outros, previstos no projeto pedagógico da escola.
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo a retomada de valores na escola, através dos livros dar continuidade ao trabalho em sala de aula , enfocando estratégias e materiais diferenciados que atraem os alunos, tais como os gêneros textuais que fascinam os educandos, e didáticas que facilitam o avanço do aluno em seu aprendizado.
Os valores humanos são uma energia que pulsa em todos os seres humanos, que passam de geração à geração e que estão presentes no pensamento a todo momento, determinam o comportamento , orientam a inteligência e a criatividade de cada um, integram o conhecimento, a família, a escola e a sociedade, construindo uma consciência ética do bem, preparando o aluno para o exercício da cidadania.
É mudando o nosso educando HOJE que conquistaremos o RESPEITO da humanidade pela natureza e pelos bens públicos e com isso a garantia de um futuro mais digno e igualitário.
Profª Jaqueline C. Pizzetti
Sugestão de pesquisa: http://www.educardpaschoal.org.br/; http://www.pragentemiuda.org/2012/05/livro-o-livro-que-nao-tinha-fim.htm.
Parabéns.. Adorei os projetos.
ResponderExcluirParabéns.. Adorei os projetos.
ResponderExcluirProfessora vc tem os livros em pdf?
ResponderExcluir