barra de enfeite

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exemplos de Projetos desenvolvidos com Livro Paradidático Chapeuzinho de Palha e o Primeiro livro e O livro que não tinha fim.

         Estas são histórias interessantes que trabalham com temas atuais e refrentes a valores e torna a aprendizagem do tema bem mais importante e prazerosa. Caso queira adquirir os livros é só procurar uma loja DPaschoal e verificar a disponibilidade e ou fazer o pedido pelo site citado ao final da postagem. Esse livros fazem parte da coleção Valores para mudar o mundo, aproveitem a dica e bom trabalho!

Livro Paradidático: Chapeuzinho de Palha e o Primeiro livro

Indicação : 1º ano  Chapeuzinho de Palha e o Primeiro Livro

Sequência Didática: Língua Portuguesa , Matemática e Natureza e Sociedade

Objetivo:

   Usar a linguagem para expressar-se; reconhecer e classificar, pela estrutura, diversos suportes da escrita; introduzir a noção de medida de volume.

Atividades:

  • Leitura e interpretação do livro;

  • Trazer de casa receitas feitas pela mãe;

  • Ler as receitas, comparar quantidades de ingredientes;

  • Escrita de uma receita;

  • Dobradura da cenoura para capa do caderno;

  • Montagem de um caderno de receitas da sala.

Produto Final:

Caderno de receitas da turma.

Livro Paradidático: O livro que não tinha fim

Indicação - 2º ano

Procedimento:

  • Leitura do livro com a família (em casa).

  • Socialização da leitura em roda de conversa na sala de aula para retorno da leitura com os pais: Gostaram do livro? Do que mais gostaram? Por quê?; Por quê o livro tem esse título?; O livro traz um assunto muito importante, que assunto é esse?; O que a família achou do livro e do assunto tratado nele?;

  • Leitura do livro pelo professor na roda.

  • Exploração da história e levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto: O que vocês sabem sore o aquecimento global? E efeito estufa?; Como podemos participar e ajudar o meio ambiente?; Vocês praticam algumas das ações descritas no livro?;

  • Pesquisa em casa, com a família, sobre o tema aquecimento global.

  • Pesquisa na sala de informática sobre o tema aquecimento global.

  • Socialização da pesquisa ( leitura, conversa, esclarecimento de dúvidas, etc).

  • Confecção e cartazes em grupo com subtítulos para cada grupo: O que é aquecimento global?; Consequências do aquecimento global; algumas soluções para diminuir o aquecimento global; atitudes simples que você pode ter para ajudar o nosso planeta.

  • Apresentação dos grupos para toda a sala.

  • Exposição dos trabalhos na escola.

Livro Paradidático: Chapeuzinho de Palha e o Primeiro livro

Indicação : 1º ano 

Sequência Didática: Língua Portuguesa , Matemática e Natureza e Sociedade

Objetivo:

   Usar a linguagem oral para expressar-se e conversar;adequar a linguagem com as situações formais da escola; propiciar o contato com diferentes gêneros literários e suportes de textos escritos; vivenciar as formas de aquisição e acesso aos textos; reconhecer e classificar, pela estrutura, diversos suportes da escrita; introduzir a noção de medida de volume; reconhecer-se como agente transformador na sociedade.

Desenvolvimento:

   Primeiramente foi lido o livro conversado com os alunos como é a sensação de se ter o primeiro livro. Como se trata do primeiro livro as salas do 1º ano resolveram fazer um livro de receitas, uma vez que o livro também trouxe receitas.

   Posteriormente as crianças pesquisaram em casa com os pais receitas fáceis que precisariam ir ao fogo ou ao forno, pois como produto final fariam a receita escolhida).

   Foi colocada Cada receita trazida pelas crianças na lousa na qual eles copiaram e desenharam sobre elas montando assim o livrinho de cada um, degustando as receitas escolhidas.

Produto final:

Livro de receitas feito pela turma.

Reportagem publicada pelo Jornal

A TRIBUNA  da cidade de Amparo.

Projeto Dpaschoal: Semeando Cidadania na Escola / 2009

   Após recebermos a doação dos livros paradidáticos da “Fundação Educar Dpaschoal”, foi proposto aos professores um trabalho sobre valores utilizando o material recebido. O enfoque foram as atitudes de valorização do patrimônio público, respeito, tolerância, cooperação, amizade, entre outros, previstos no projeto pedagógico da escola.

   O trabalho a ser apresentado tem como objetivo a retomada de valores na escola, através dos livros dar continuidade ao trabalho em sala de aula , enfocando estratégias e materiais diferenciados que atraem os alunos, tais como os gêneros textuais que fascinam os educandos, e didáticas que facilitam o avanço do aluno em seu aprendizado.

   Os valores humanos são uma energia que pulsa em todos os seres humanos, que passam de geração à geração e que estão presentes no pensamento a todo momento, determinam o comportamento , orientam a inteligência e a criatividade de cada um, integram o conhecimento, a família, a escola e a sociedade, construindo uma consciência ética do bem, preparando o aluno para o exercício da cidadania.

   É mudando o nosso educando HOJE que conquistaremos o RESPEITO da humanidade pela natureza e pelos bens públicos e com isso a garantia de um futuro mais digno e igualitário.

Profª  Jaqueline C. Pizzetti

Sugestão de pesquisa: http://www.educardpaschoal.org.br/; http://www.pragentemiuda.org/2012/05/livro-o-livro-que-nao-tinha-fim.htm.

Gif escolarGif escolar

3 comentários: