barra de enfeite

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Atividades com quadrinhos

Quadrinhos do Chico Bento – Avanço nas Hipótese / Erros Ortográficos / Educação Inclusiva

Gif
cb
Gif

1- Motivação: Texto ilustrado (quadrinho do Chico Bento)

DSC05787

Gif

O professor faz uma breve história sobre o personagem(autor dos 

quadrinhos… 

· Solicita aos alunos que façam leitura/interpretação oral;

· Leitura oral coletiva;

· Vocabulário (palavras desconhecidas);

· Leitura pelo professor;

· Interpretação oral (professor faz perguntas e os alunos respondem 

de acordo com o texto lido).

Gif

2- Objetivos

- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está 

escrito, onde e como.

- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do 

texto.

- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras.

Gif

3- Conteúdo

Construção da escrita e leitura(avanço nas hipóteses da psicogenética 

da escrita). 

Correção de erros ortográficos

Gif

4- Cronograma

Três aulas de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de 

escrita, durante todo o ano.

Gif

Texto ilustrado – quadrinho, imagens do Chico Bento, da Mônica e 

do Cascão e um relógio anológico.

rrrr

Gif

6- Desenvolvimento

1 - Distribuir uma cópia para cada aluno e leitura silenciosa pelos 

alunos. (leitura das imagens pelos pré-silábicos: interpretação). 

Leitura pelo professor com os alunos de forma que todos tenham conhecimento do pequeno texto.

2- Iniciar o texto juntos (assinalando onde começa) e proponha que 

todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo para 

que possam relacionar o falado ao escrito.

3 – Dividir a turma em grupos com todos os níveis da psicogênese, em 

cada grupo que trabalharão as atividades em conjunto.

Gif

7 - Variação

Uma variação da atividade é entregar o texto recortado por quadrinhos 

e pedir que sejam ordenadas: começo, meio e fim, e depois trabalhar 

os conteúdos específicos (palavras frases, produção de texto) quando 

a maioria da turma já está ortográfico.

Gif

8- Flexibilização para alunos com necessidades especiais

Enquanto os alunos desenvolvem atividades de leitura os ANEEs vão 

colorir uma imagem do Chico Bento. E em seguida procurar no alfabeto 

móvel as letras e construir o nome CHICO BENTO – quando os outros 

alunos estiverem desenvolvendo atividades diferenciadas o professor
vai trabalhar a fonologia das letras do nome, contar sílabas e trabalhar a 

escrita na folha da atividade (adequando esta atividade s o aluno for 

pré-silábico ou silábico…)

cb2

Gif

8 – Conteúdos Específicos – Construção da Escrita e Leitura e

Correção de Erros Ortográficos Metodologia

Após a exploração do texto pela interpretação, (tipo de texto, 

identificação dos personagens, linguagem usada, ideia principal, lembrar 

como se interpreta as horas no relógio analógico) o professor deve 

começar com palavras retiradas do texto, (tendo em vista a construção 

de palavras para pré-silábicos e silábicos), em fichas previamente 

preparadas usando a técnica da “preguicinha”, confeccionada com 

imagens do Chico Bento.

DSC05793

Gif

1- Ao puxar a palavra: letra inicial (som da letra);

DSC05790

Gif

2- Puxa a próxima letra, ou próximas, para formar a sílaba (sílaba é
o pedacinho da palavra: para falar (pronunciar) abrimos e fechamos
a boca). 

Som de cada letra.

DSC05789

Gif

3- Após todas as sílabas a palavra toda tem quantas letras? 

Quantas sílabas, quantas vezes precisamos abrir a boca e fechar 

para pronunciar?

4- Aproveitar as palavras escolhidas e trabalhar a letra H.

Usar duas novas folhas com as palavras que tem a letra H:

Onde está a letra H (início)

hh

HORA - HOMEM – HOJE - a letra H NÃO tem som

Agora vejam outras palavras do texto do Chico Bento que tem a letra H, 

onde ela está? (próxima a outras letras, consoantes, que adquiri um 

som).

CHICO - CAMPINHO – MINHA

5- Atividade escrita em grupos, com alunos pré-silábico, silábico e 

ortográfico. Cada grupo recebe uma palavra, das que foram trabalhadas 

com a preguicenta: palavras de estrutura mais simples para os 

pré-silábicos e silábicos.

· Em folhas específicas para pré-silábicos e silábicos: formam a 

palavra em quadradinhos para cada letra e depois transcrever na 

linha com letra caixa alta ou cursiva. Em seguida ilustração.

· Para os alfabéticos e ortográficos: entregar frases com as palavras separadas para serem ordenadas e transcritas na linha. 

Estimular que escrevam novas frases e pequenos textos, com 

ilustração.

Gif

2ª Aula – Trabalhar com os erros ortográficos.

Como o “dialeto caipira” não é considerado formas erradas de falar 

ou escrever pode, o quadrinho do Chico Bento pode ser usado para 

trabalhar a escrita convencional, lembrando que a gente se acostuma 

a escrever da maneira que falamos, mas que existe a maneira correta, 

como exemplo: tumate para tomate, bulacha para bolacha...

E através do texto do Chico Bento, individualmente, transcrever o

mesmo texto como se não fosse o Chico Bento e a Rosinha, mas o

Cascão e a Mônica.

cascao

Para essa atividade a professora pode colocar na lousa o texto original 

do Chico Bento e da Rosinha (atividade para os ortográficos)

hhhhh

e depois os dois textos, o original e o reescrito com as falas do Cascão

e da Mônica.

ch

Gif

· Em um segundo momento a professora passa alertando sobre alguma palavra que não esteja correta.

· E os textos poder ser na correção final através do texto pronto na

lousa.

· Estimular os alunos a produzirem seus próprios textos para um 

quadrinho.

Enquanto os ortográficos fazem esse trabalho os silábicos e pré-silábicos podem receber diversos gibis da turma da Mônica, para serem 

manuseados e incentivados a produzir uma historinha de quadrinhos 

através de imagens, com ou sem escrita.

Gif

Avaliação

Registrar as observações sobre a participação dos alunos: quais foram 

as descobertas na escrita das palavras. Anote também quais foram as 

suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. 

Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades

que virão a seguir.

Gif

Retirado do Blogger Só Atividades para a Sala de Aula

Profª Jaqueline Pizzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário