barra de enfeite

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Procedimentos de Leitura de texto e elaboração de Resumo.

Olá! Compartilho aqui uma sugestão de atividade de elaboração de resumo com alunos de 3º, 4º e 5º ano, são procedimentos importantes que ajudam nossos alunos a aprender a ler, interpretar e resumir um texto científico/informativo.

formiga

Objetivos:

  • Ler textos para ampliar seu conhecimento sobre determinado tema (ler para estudar)

  • Selecionar informações relevantes ao tema estudado.

  • Aprender a elaborar resumos.

Planejamento:

  • Como organizar os alunos? A atividade é coletiva, e os alunos podem ficar em suas carteiras.

  • Quais os materiais necessários? Cópias do texto.

  • Qual é a duração? Duas aulas de 50 minutos (em dias consecutivos).

Encaminhamento:

  • Inicie pela explicação da atividade: a leitura compartilhada do texto.

  • Antes da leitura do texto, explore a compreensão do título: Do que trata? O que realmente encontraremos nele? Converse também sobre as informações que os alunos esperam encontrar no texto a partir desse título.

  • Explore a fonte de onde o texto foi retirado. Esse dado permite que os alunos tenham contato com a diversidade de materiais de pesquisa a que se pode recorrer para aprender sobre diferentes temas.

  • Faça a primeira leitura, geral, do texto. Peça que os alunos acompanhem em suas cópias aquilo que você lê em voz alta e explique que, nesse momento, lerão o texto todo, sem interrupções. No fim da leitura, pergunte a eles o que compreenderam, quais as ideias que puderam apreender. Peça que essas informações sejam expressas de maneira sucinta para que você anote na lousa, em forma de itens.

  • Faça uma nova leitura, dessa vez parando em cada parágrafo para discutir o que foi possível compreender. Tente esclarecer as dúvidas que surjam procurando , para tanto, utilizar o próprio texto. Isso poderá ocorrer no caso de palavras desconhecidas que a própria leitura permita inferir o significado, ou no caso de passagens que expliquem determinados conceitos. Você também pode recorrer ao dicionário para esclarecer dúvidas sobre palavras pouco conhecidas (quando não for possível inferir o significado a partir do texto).

  • Se, no entanto, houver passagens que fiquem obscuras, por envolver conceitos complexos sobre os quais os alunos precisariam contar com conhecimentos de que ainda não dispõem, assinale o trecho com algum sinal que expresse que ali há uma dúvida do grupo. Esta poderá ser sanada ao longo do estudo ou permanecer sem resposta. Diga aos alunos que nem sempre, quando bons leitores se deparam com textos difíceis, há compreensão de todos os conhecimentos que antes se tinha do assunto.

  • Para cada parágrafo, após a discussão do que compreenderam, proponha que a turma escolha um trecho que traduza a informação mais relevante ou que melhor sintetize o que foi lido. Esse trecho deverá ser grifado. Evite, porém, grifar trechos muito longos, pois isso descaracteriza o objetivo de selecionar a informação mais relevante (é comum alunos que não dominam as habilidades envolvidas na leitura com o propósito de estudo terem dificuldade em separar informações relevantes das secundárias). Se necessário, sugira o trecho que você considere mais importante em alguns parágrafos, mas proponha que os alunos façam suas sugestões para os demais.

  • Proceda assim até o fim do texto.

  • Na aula seguinte, retome as ideias principais do texto. Isso pode ser feito pela leitura dos trechos grifados. Em seguida proponha que os alunos ditem para você as ideias que julgaram mais importantes. Esse resumo deve ter no máximo dez linhas (o limite tem a intenção de favorecer que o texto seja realmente uma síntese).

  • Explique que o texto produzido se trata de um resumo. Complemente essa explicação salientando que bons estudantes costumam fazer resumos do que leem para posteriormente estudar apenas esse resumo, sem necessitar reler todo o texto que o originou.

OBS: Este é um procedimento que pode e deve ser usado para se trabalhar com outras áreas do conhecimento que envolvam textos informativos e de divulgação científica: (História, geografia e ciências) utilizando o próprio livro didático ou textos da revista Ciência Hoje das Crianças, Revista Recreio, etc.

(Atividade retirada da sequencia didática: ”Produção e destino do lixo” do livro do 4º ano do Programa Ler e Escrever)

Gif

Sugestão de texto:

ELAS SÓ PENSAM EM TRABALHAR

Desde que nascem, as pequenas formigas estão sempre muito ocupadas.

Ordeiras, trabalhadoras e muito antigas. Assim são as formigas. Esse inseto tão pequenininho existe há mais de 100 milhões de anos e está em toda parte: nas ruas, nos jardins e até nas casas das pessoas.

Organização é com elas mesmo! Em um formigueiro, podem viver centenas e até milhares de formigas juntas. Mas lá dentro não há confusão. Cada uma sabe muito bem o que tem de fazer. Elas se dividem em duas funções: a de operária e a de soldado. As operárias tomam conta dos bebês – formigas, fazem a limpeza da casa e vão atrás de comida. Já as soldados guardam a entrada do formigueiro sem descanso.

RAINHA PODEROSA!

Toda colônia de formigas sempre começa com uma rainha, que é quem põe os ovos e manda no pedaço. Diferente das outras, ela nasce com asas e sua única tarefa é a reprodução.

Algumas rainhas chegam a pôr 30 mil ovos em poucas semanas!

Os ovos se transformam em larvas e depois em pupas, que é a evolução das larvas. Quando se transformam em formigas já são adultas e começam a trabalhar sem preguiça.

ALÔ!

Para se comunicar umas com as outras, as formigas usam um método curioso: trocam cheiros. Quando uma operária descobre alimento, por exemplo, marca o lugar com um cheiro e, assim, faz uma trilha fácil de ser seguida por outras formigas.

FOLHINHAS E MAIS FOLHINHAS

Você já reparou que certas formigas vivem carregando pedaços de folhas bem maiores do que elas? As folhas são guardadas no formigueiro para que no meio delas se formem fungos, um tipo de bolor que serve de comida para as formigas. Por isso, essa espécie de formiga é chamada de cortadeira de folhas.

Mais formigas...

Fonte: www. Recreionline.com.br

  formigaProfª Jaqueline Pizzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário